Notícias Dicas e Receitas
08.Dez.2019

SUCO, NÉCTAR OU REFRESCO?

WhatsApp%20Image%202019-08-08%20at%2007_

O tipo mais comum encontrado nos supermercados não é o suco, mas o néctar de frutas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Da é suco,efesa do Consumidor (Idec), os fabricantes de bebidas só podem chamar de suco os produtos que tiverem cerca de 50% de polpa. O Ministério da Agricultura obriga os fabricantes a estamparem no rótulo se a bebida é suco, néctar ou refresco.

Você sabe a diferença entre os três?

Parece suco mas não é. Na infinidade de bebidas de frutas existentes algumas são muito próximas, mas não representam a mesma coisa.

Por exemplo: você sabe a diferença entre suco, néctar e refresco? É possível que mesmo sem perceber, você já se confundiu. Por isso, vamos especificar as variações e as peculiaridades que distinguem as bebidas.

As pricipais diferenças entre os três tipos da bebida estão relacionados à forma de processamento e ingredientes contidos em cada tipo de produto.

Suco

É o mais saudável.

O suco, como o próprio nome já diz, é um produto composto por 100% de fruta natural. Segundo determinação do Ministério da Agricultura, ele não pode conter aromas nem corantes artificiais.

Podem existir exceções à essa regra. Sucos de frutas tropicais, por exemplo, nos quais a polpa de fruta pode ser diluída em água potável numa proporção mínima de 35 % de polpa, com essa quantidade podendo variar de acordo com a própria fruta.

 

Suco%20de%20fruta%20de%20natural(2).jpg

O suco natural é sempre a opção mais saudável na hora de escolhor uma bebida. 



As pricipais diferenças entre os três tipos da bebida estão relacionados à forma de processamento e ingredientes contidos em cada tipo de produto. 

Néctar

São bebidas que podem conter açucar, corantes, conservantes e outros aditivos, o que não faz bem para a saúde. Esse tipo de produto possui cerca de 20 a 30% de suco original da fruta. O restante é água. 

diferenca-sucos(1).jpg

Refresco

Os refrescos nomalmente vendido em saquinhos em pó e de fruta mesmo não tem quase nada. Ele é nutricionalmente bastante pobre.

São opções não fermentadas, feitas a partir da diluição em água potável, do suco de fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origem.

Também podem conter adição de açúcar, e conta com apenas 10% de fruta. Essas bebidas são totalmente industrializadas e não tem valor nutricional nenhum, sendo ruins para o consumo, principalmente para crianças.

Além disso podem conter altos níveis de sódio, não recomendado para hipertensos.

Entenda: O tipo mais comum encontrado nos supermercados não é o suco, mas o néctar de frutas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Da é suco,efesa do Consumidor (Idec), os fabricantes de bebidas só podem chamar de suco os produtos que tiverem cerca de 50% de polpa. O Ministério da Agricultura obriga os fabricantes a estamparem no rótulo se a bebida é suco, néctar ou refresco.

Do ponto de vista nutricional, os sucos são mais ricos do que os néctares e refrescos, que possuem quantidades menores da fruta em sua composição. Dessa forma, quanto menor a quantidade de fruta na bebida, menor será a sua qualidade nutricional. "Para produzir uma bebida de boa qualidade, é preciso que a matéria-prima utilizada também tenha essa característica. Não importa quão bom seja o processo, se ele iniciar com uma fruta de qualidade ruim, o suco ou néctar produzido será de baixa qualidade".

 

Comente essa publicação